sexta-feira, 30 de maio de 2008

Empadão de frango



O meu empadão de frango uma receita muito apreciada cá por casa....
Ingredientes para o refogado:

2 peitos de frango

1 cebola

2 dentes de alho

1 lata de cogumelos

1/2 pimento verde

vinho branco

azeite q.b

colorau,sal, pimenta, folha de louro q.b

Ingredientes para o puré:

Batatas

Leite

Manteiga

sumo de limão

sal e noz-moscada q.b

Modo de preparação:

Num tacho por a cebola e o alho picados a alourar no azeite, quando estiver juntar um pouco de colorau de vinho branco e de água e a folha de louro, juntar depois o frango partido em bocados pequenos e deixar refogar um bocado, juntar depois os cogumelos e o pimento partido aos bocados temperar a gosto. Deixar cozinhar e quando estiver cozido reservar.
Entretanto, fazer o puré, por as batatas ao lume temperadas de sal, quando estiverem cozidas passar no passe vite, e juntar o leite a manteiga, o sumo de limão e a nos-moscada a gosto.
Num piréx por uma camada de puré e o refogado de frango por cima e então outra camada de puré. Pincelar com gema de ovo e levar ao forno a gratinar. Está pronto a comer costumo acompanhar com uma saladinha.


Bom apetite.




O meu pudim


O meu pudim muito simples de fazer e muito saboroso...


Ingredientes:

6 bolachas maria

6 ovos

a medida dos ovos de açúcar

a medida dos ovos de leite

raspa de limão

caramelo liquido q.b


Modo de Preparação:


Picar as bolachas maria e reservar, bater os ovos e juntar a raspa de limão e o preparado das bolachas e passar a varinha mágica para não ficar grumos, juntar então o açúcar e o leite e deitar numa forma previamente untada com o caramelo. Levar ao forno em banho maria a 180º C, por aproximadamente 1 hora, verificar a cozedura com o palito se sair seco está pronto.


Bom apetite.


quarta-feira, 28 de maio de 2008

Bolo fresco de pêssego




Esta receita deliciosa é da autoria da Sara, do cantinho das receitas.

Ingredientes para o bolo:

6 ovos
2 chávenas de chá de açúcar

1/2 chávena de chá de farinha

1 chávena de chá de óleo

1 chávena de chá de leite

Ingredientes para o recheio e a cobertura:

2 pacotes natas

5 colheres sopa de açúcar
sumo de meio limão

1 lata de pêssego em calda

Modo de Preparação:

Bater as gemas com o açúcar até esbranquiçar. Adicionar a farinha e bater até a massa fazer bolinhas. Juntar o óleo e o leite e bater mais 3 minutos, a massa ficará cremosa. Bater as claras em castelo e adicionar ao preparado sem bater, só envolvendo-as. Levar a cozer em forma untada e polvilhada por 1 hora.

Depois de cozido, deixar arrefecer. Bater então as natas com o açúcar, enquanto bate ir juntando aos poucos o sumo de limão, visto que as natas têm de ficar bem firmes. Reduza 3 metades de pêssego em calda a puré e junte 3 ou 4 colheres de natas. Cortar cuidadosamente o bolo ao meio e coloca-se o preparado de pêssego na parte de baixo do bolo , volta-se a colocar a parte de cima pica-se o bolo e rega-se com a calda de pêssego. Cobre-se o bolo todo com as natas e decora-se a gosto. Depois e só levar ao frigorífico pelo menos durante duas horas antes de servir.

É simplesmente maravilhoso, para repetir de certeza o próximo será com morangos...


Bom apetite.


quarta-feira, 21 de maio de 2008

Tarte Flan


Ingredientes:

1 massa folhada

100gr. farinha

100 gr. de açúcar

1 l. de leite

2 ovos

1 gema

1 pau de canela

casca de um limão


Modo de Preparação:

Forrar uma tarteira com a massa folhada, mesmo com com papel em que ela vêm enrolada, e picá-la com um garfo, reservar.
Depois dissolver num pouco de leite, a farinha, os ovos e a gema. Num tacho levar ao lume o restante leite, o açúcar, o pau de canela e a casca de limão, quando ferver retirar do lume e tirar também o pau de canela e a casaca de limão e juntar aos poucos a mistura da farinha e dos ovos, ir mexendo com a vara de arames para não formar grumos. Levar novamente ao lume, mexendo sempre até engrossar. Deitar por cima da massa folhada e levar ao forno a 180ºC, por aproximadamente 40 minutos ou até estar douradinha.
Bom apetite.

terça-feira, 20 de maio de 2008

Frigideira de carne


Um prato simples para aquelas ocasiões em que temos pressa... Esta e a receita original que tirei de uma revista eu não fiz exactamente com estas quantidades.


Ingredientes:

750 gr de peito de frango

1 folha de louro

2 dentes de alho

2 dl de vinho branco

1 kg de batatas( eu comprei um saco de batatas noisetes congeladas)

200 gr de cebolinhas

1/2 pimento verde

1 courgete

3 cenouras pequenas

50 gr manteiga

sal, pimenta, oregãos e óleo q.b


Modo de preparação:

Cortar o frango em pedaços; temperar com sal, pimenta, louro, alho picado e regar com vinho branco. Deixar marinar durante 20 minutos. Entretanto partir as cenouras e o courgete as rodelas e pimento aos bocadinhos. Levar uma frigideira ao lume com um pouco de óleo e a manteiga deixar aquecer e por o frango a corar, juntar a marinada onde o frango teve. Juntar depois as cebolinhas, as cenouras, e o pimento, envolver e deixar saltear. Entretanto, fritas as batatas em óleo bem quente. Quando estiverem prontas retirar e juntar ao preparado do frango.

Para acompanhar uma salada de alface, tomate e pepino.

Bom apetite.

Bolo de Chocolate


Este bolo de chocolate é maravilhoso e muito simples de fazer.


Ingredientes:

Bolo:

4 ovos

2 chávenas de açúcar

2 chávenas de farinha

1chávena de leite

1 chávena de chocolate em pó

1 chávena de óleo

1 colher de sobremesa de fermento


Creme:

100gr chocolate em tablete

1dl leite


Modo de Preparação:

Misturar as gemas com o açúcar, juntar a farinha, o leite,o óleo e o fermento. Bater as claras em castelo e juntar ao restante preparado. Levar ao forno a 180ºC e preparar a calda de chocolate. para isso levar a tablete de chocolate e o leite ao lume e deixar ferver. Cubrir o bolo com a calda de chocolate e decorar a gosto (optei por misangas de chocolate).

Bom Apetite.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Bolo de Ananás

(A foto não é das melhores, mas de sabor estava muito bom.)

Ingredientes:


6 ovos

250 gr. de açúcar( só utilizei 200)

250gr de farinha


175 gr. de manteiga derretida


1 lata de ananás


1 colher de sobremesa de fermento em pó



Modo de preparação:


Untar uma forma redonda com manteiga, polvilhar com farinha e caramelo liquido e forrar o fundo com rodelas de ananás ( nesta receita como não tinha ananás as rodelas, só partido aos bocados, improvisei, mas continuo a gostar mais com o ananás as rodelas) reserve.
Separar as gemas das claras e bater as claras em castelo. Juntar as gemas, a manteiga derretida e o açúcar e mexer tudo. Juntar as claras em castelo, a farinha, o fermento e o sumo da lata de ananás, bater bem. Misturar todos os ingredientes, deitar na forma e levar ao forno a 180º c, durante 30 minutos aproximadamente. Desenformar ainda quente.
Bom apetite!!!!!

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Arroz de Açafrão



Ingredientes:

1 chouriço de carne

6 delicias do mar

1/2 pimento vermelho

1 chávena de ervilhas congeladas

1 chávena de arroz

1 chávena e meia de água quente.

1 cebola pequena

1 dente de alho

azeite q.b

1 colher de café e 1/2 de açafrão


Pôr a chouriço a refogar ligeiramente no azeite, retirar e reservar. Adicionar a cebola e o alho previamente picados ao azeite anterior e deixar refogar um pouco, de seguida juntar o arroz e deixar fritar um bocado, juntar a água quente, o açafrão e temperar de sal, deixar cozinhar, quando ferver juntar as ervilhas e por o lume mais brando, deixar cozinhar mexendo de vez em quando. Quando o arroz estiver cozido deitar num piréx e juntar as delicias e o pimento previamente cortadas aos bocados e também a chouriça. mexer tudo e levar ao forno durante 15 minutos. Está pronto a comer. Bom apetite.

As Receitas da Lili   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP